1 de set. de 2008

Passeio pela cidade - parte 2!!







CAMINHO DA CULTURA - Uma cidade tem uma rua que sai da praia mansa de um lago. Nessa Rua da Praia sempre existiu um tenro fogo cultural, desde que os ventos dos idos tempos avivavam sua chama, pela Rua dos Cataventos, até a história do poeta Mário Quintana.
Na geografia, desde a Usina do Gasômetro a orla do Guaíba respira arte. Os ventos culturais ainda sopram do morro, assolados e ensolarados pela brisa dos eventos do Solar dos Câmara, de onde, não fosse um ou outro novo prédio chic, avistaríamos o velho Hotel Majestic.
O tempo cultural é sempre bom, garantido por São Pedro, que até emprestou seu nome para o Theatro quase ao lado do Solar, aproximando mais as artes morro acima, e as rolando morro abaixo. Ao pé desse sobe e desce, a Casa de Cultura sorri e agradece.
Caminhando do centro para a praia, pela mesma Rua da Praia, a rota dos artistas passa por mais pousadas, como o Memorial e o Santander Cultural, ainda jovens na sua essência, habitando velhos prédios novos de fachada, como os da Casa de Cultura, agora de roupa nova e lavada.

Fomos também na Casa de Cultura, é um lugar fantástico onde a cultura brota pelas paredes... tem o acervo de Mario Quintana, acervo de Elis Regina, a História do Hotel Majestic, cinema,teatro, cafés... é simplismente D+!!
Dá uma olha nas fotos, umas são minhas outras não!

Nenhum comentário: